encoding: utf-8


layout: post title: Pendrive montando como somente leitura no Linux

created: 1241838468

Meu pendrive, de uns tempos pra cá, estava montando como somente leitura no Linux. Já havia acontecido isso uma vez, e resolvi copiando o conteúdo pro computador, formatando e copiando de novo pro pendrive. Agora aconteceu de novo, e pensei que deve haver um jeito de consertar isso (e de saber o que aconteceu com ele pra ficar assim). E tem.

Isso pode acontecer quando você remove o pendrive sem “removê-lo com segurança”, ou na linguagem Linux/FreeBSD/err, não-Windows, “desmontá-lo”. Li em algum lugar que só acontece quando você remove à força no Windows, e não no Linux, mas vai saber. Isso faz com que alguns arquivos (que você transferiu pouco antes de tirar o pendrive) corrompam, e aí quando o Linux vai montar o pendrive, ele dá “filesystem panic” e monta como somente leitura.

Para saber se é esse o problema com o seu pendrive, plugue-o, espere a janela abrir com o conteúdo dele e execute esse comando no terminal:

dmesg | tail | grep panic

Se aparecer linhas escrito algo parecido com:

[472468.631077] FAT: Filesystem panic (dev sdc1)

É isso. Se não aparecer nada, não é esse o problema.

Pra resolver, veja na mensagem que aparece no comando acima o que tem no lugar de “sdc1”, que é o nome da partição do meu pendrive (no seu computador pode ser outro). Execute então o seguinte comando no terminal:

sudo dosfsck -a -v /dev/NOME_DA_PARTIÇÃO

Obviamente, NOME_DA_PARTIÇÃO vai ser o nome da sua partição que aparece no comando ali de cima.

Fonte: Community Ubuntu Documentation